Como ser um mordomo

Se você chegou até aqui é porque quer saber como ser um mordomo. Há diversos motivos que levam uma pessoa a querer virar um mordomo, e posso garantir que a maioria destes motivos são nobres e eivados da mais pura elegância e nobreza do ser. Eu mesmo, nas minhas idas e vindas por todos os cantos do mundo, já tive a oportunidade de levemente orientar diversas pessoas interessadas nesta tão requintada arte. Isso porque já pude me preparar para esta profissão. Essencialmente, se tornar um mordomo não ocorre da noite para o dia. Há vários pontos a serem observados a fim de começar a exercer esta nobre profissão. Hoje vamos ver alguns destes itens:

O que é necessário para ser um Mordomo

Como ser mordomoEm primeira instância, mordomos devem ser pessoas eruditas e poliglotas. Um mordomo padrão deve falar ao menos 3 línguas: a primeira obviamente sendo sua língua nativa, a segunda obrigatoriamente o Inglês, e a terceira fica a seu gosto, ou de acordo com sua criação, em geral dependendo da escolha de seus pais. É elegante e preferencial que a terceira língua seja o Francês, caso esta não seja sua língua nativa.

Aconselha-se também a quem desejar seguir a nobre carreira de mordomo que saiba tocar um instrumento clássico como violino ou piano. Quantas vezes não ouvi a queixa de alguns colegas que seus mordomos mal sabiam assoviar…

É também obrigatório dominar as ciências básicas como matemática, física e química. Um mordomo sem o mínimo conhecimento do funcionamento do universo vale tanto quanto um pote sem tampa.

Quais as obrigações de um mordomo

Estando então com as obrigações acima devidamente supridas, o candidato a mordomo deve verificar se é capaz de exercer algumas das seguintes funções:

    • Um mordomo deve acordar com os galos e ir dormir com os suricatos para assim poder preparar o café da manhã dos seus senhores e repousar suas chinelas quando os mesmos forem se deitar
    • Saber acompanhar o sobe e desce da bolsa de valores e deixar todos os jornais que influenciam os negócios do patrão prontos para serem lidos assim que o mesmo se sentar sobre a mesa de café; Há também a chance de que os jornais precisem ser levados à cama do patrão
    • Um mordomo não deve nunca preservar vícios, mas é obrigatório que saiba degustar um charuto ou acender o cachimbo, pois se o patrão precisar, é com o mordomo que ele irá contar
    • Deve agendar as viagens do patrão, cuidar da agenda geral de relações pessoais e profissionais; Basicamente, neste sentido, o mordomo exerce o papel de 10 secretárias
    • Preservar os segredos da vida pessoal do patrão que não os revele nem por uma oferta milionária (isso é muito comum no mundo dos mordomos)
    • Saber cozinhar todos os tipos de pratos, especialmente cozinha internacional e do mediterrâneo
    • Supervisionar a governanta e a limpeza (inclui conselhos sobre limpeza de diversos materiais, incluindo móveis, pisos, cerâmica , ouro e livros)
    • Contratação de pessoal temporário
    • Disciplinar e demitir funcionários
    • Cuidar da Casa
    • Garantir a segurança da casa
    • Comprar suprimentos e organizar a entrega
    • Responder à porta
    • Atender o telefone
    • Manter um livro de visitas

Refeições que o mordomo deve sempre se certificar de preparar (breakfast, almoço, chá da tarde Inglês , jantar)

Enfim, a lista de obrigações de um mordomo é enorme e pode-se dizer que não há um limite para suas obrigações. O mordomo, em essência, cuidará da casa toda, certificando-se de que ela funcione perfeitamente.

Como ser um mordomo

Para ser um mordomo não basta conhecer todos os itens da lista acima, é necessário também estudar. A dúvida geral é onde estudar para ser um mordomo. Pois bem, sabemos muito bem que o Brasil não é dos países mais educados e eruditos que existem, portanto as escolas de mordomo que já ouvi falar que existem por aqui estão longe de ensinar os bons modos europeus.

Minha recomendação pessoal é a International Butler Academy, localizada na Holanda. O curso é oferecido em 8 semanas a um total de 13.750 Euros, que é um valor extremamente baixo, pois trata-se de uma das melhores escolas para se estudar e aprender a ser mordomo. Além disso, a própria Butler Academy irá lhe encaminhar para pessoas que já estão buscando por serviços de mordomo.

Se isso estiver fora de mão para você, obviamente também posso dar orientações de como ser um mordomo, basta me contatar.

Comentários

Comentários
  1. Olá Jovem Chaves.
    Meu nome é Paulo Souza tenho 28 anos de idade .
    Eu aceito suas orientações, porque a principio não é possível estudar em outro pais.

    Paulo Souza

    • Felipe Chaves

      Prezado Paulo,

      Obrigado pelo contato. Por favor me informe seu e-mail na seção contato para que possamos conversar.

      Cordialmente,
      Felipe Chaves

  2. PAULO VICTOR MACIEL FONSECA

    OI FELIPE ME CHAMO PAULO VICTOR TENHO 15 ANOS MORO EM BELEM DO PARA /BRASIL E PRECISO DA SUA AJUDA.EU JA EXERÇO A PROFISSAO DE MORDOMO MAIS AINDA TENHO DIFICULDADES,ENTREI NESSE SITE PORQUE TINHA A CERTESA DE QUE ELE IA ME AJUDAR AI EU ENCONTREI VOCE O REI DOS MORDOMOS E GOSTARIA QUE VOCE ME ENSINASSE A SER UM GRANDE E GLAMUROSO MORDOMO.. PEÇO SUA AJUDA.. QUERO SER UM EXEMPLO…
    MEU FACEBOOK E VICTOR FONSECA.
    TENHA UM OTIMO E EU FICO AQUI AGUARDANDO AS SUAS INFORMAÇOES QUE CONCERTEZA SERAO IMPORTANTISSIMAS PARA MIM….
    COM TODO RESPEITO DESDE JA EU AGRADEÇO..
    ESTOU A ESPERA DE SUAS AULAS…

Comente